livros

Post de estreia + Resenha - Will Grayson & Will Grayson, John Green e David Levithan

08:00

Olá!!

Meu nome é Bianca e estou começando a colaborar com o blog da Laiali este mês. Irei fazer três resenhas sobre livros todo mês e postá-las aqui. 

Espero que gostem do meu post de estreia! =)

Foto de Livros e Citações
Tempestades da adolescência

Você já se sentiu como se não pertencesse a lugar nenhum? Como se a vida fosse um conceito abstrato? Sentindo-se como um ser estranho na maior parte do tempo, menos na solidão? Essas situações são bem comuns na adolescência, porém podem se agravar com o tempo, transformando-se em depressão, e a falta de comunicação sobre o assunto apenas torna o fato mais insuportável. Além desse tópico, o livro Will Grayson e Will Grayson trata também sobre a homossexualidade, de forma bem real e humorada.

O livro é narrado por dois pontos de vista, mas com personagens de mesmo nome. Um Will Grayson que se sente perdido em relação à vida, enxergando as coisas de modo turvo, está no Ensino Médio e tem um amigo de infância chamado Tiny Cooper, gay assumido, exuberante e sonhador, que leva várias doses de ânimo ao seu amigo. O outro Will Grayson é apático, tem uma vida pacata, também está no Ensino Médio, possui "amigos" por associação e mantém um relacionamento virtual com um garoto chamado Isaac, única pessoa de quem diz gostar além de sua mãe.

Em certo momento, Will Grayson e Isaac marcam um encontro na mesma cidade do outro Will. É claro que algo daria errado - ou certo demais -, pois há uma revelação, muito choro, muito drama e o tão esperado encontro entre os Will's. A partir desse dia, as vidas dos principais personagens se entrelaçam de uma maneira rápida, envolvente e encantadora.

Há quem diga que o depressivo da história seja o Will Grayson apático, mas discordo apesar dele ter bastantes pensamentos pessimistas. O primeiro Will Grayson merece esse título, pois ele se situa à margem da vida, sendo levado pelos acontecimentos, não sendo o que é considerado padrão. Ele mesmo se define como "não muito" em relação a si mesmo. E por falar em padrão... esta é uma das características que você, leitor, não irá encontrar neste livro! É completamente diferente como o enredo se desenvolve. Há a questão dos capítulos alternados, as personalidades antagônicas e a maneira como os personagens criam fortes laços entre eles.

O desfecho da história foi inesperado e, talvez, incompleto. Porém é de se imaginar que assim seja, pois John Green é um dos seus autores, como seus fãs sabem, ele costuma deixar os finais dos livros em aberto. O propósito disso varia para cada leitor, e a minha suposição é a de que os personagens são tão livres que os autores, David Levithan e John Green, não podiam mais definir o que aconteceria. O Tiny Cooper, por exemplo, é o personagem mais irreverente e liberto do livro, poderia facilmente ser o protagonista. Ele conduz a história que, apesar de falar mais sobre os Will's, gira em torno de suas decisões. Pode parecer que ele roubou a cena, e roubou mesmo, porque todos - na verdade uma minoria importante - aprecia demais o Tiny Cooper para deixá-lo como secundário.

O livro fala sobre aceitação, de si mesmo e dos outros, do entendimento de que todo mundo sofre, que às vezes as pessoas se calam por pensarem que não são importantes na vida dos outros. Will Grayson e Will Grayson nos mostra que é preciso olhar com mais atenção ao outro e, principalmente, com mais carinho. É um livro incrível, polêmico e bem-humorado. Ótima leitura e surpresa!

"Lamento, mas parece que alguma coisa mais fabulosa que sua ligação está acontecendo neste momento. Quando os níveis de fabuloso caírem um pouco, ligo para você. BIPE."

 Escrito por Bianca R. Batista

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oii
    este livro parece ser incrível, ando meio obcecada por ler rsrsrs

    Adorei seu blog!
    Estou te seguindo!
    Bjoss *--*
    ♥Perseguindo Meus Sonhos♥
    ♥FanPage♥

    ResponderExcluir

Oi!! Deixe seu comentário na caixinha dizendo o que achou do post, do blog ou simplesmente tirando alguma dúvida.
Para avisos sobre memes ou selinhos, comentem na página de selinhos (clique no link "Selinhos" lá em cima), por favor. Se não eu nunca vou responder por pura distração :\
Se quiser fazer uma troca de links, ou seja: parceria, comente na página "Mais blogs". O link está lá em cima, perto do link "Selinhos", vou adorar ter parceria com o seu blog :)
Então, é isso. Obrigada por comentar, volte sempre!

Cadastre-se no blog

SUBSCRIBE

Já me visitaram