eu

7 motivos que me fazem querer Jornalismo

21:17


Olá queridos(as)
Após ver que meu nome não estava na lista de aprovados da UFRGS e que minha nota do ENEM não foi suficiente pro curso de Jornalismo nessa mesma universidade, tentei encontrar outros cursos que sejam do meu interesse, que talvez substituíssem Jornalismo, mas não foi fácil, desde que descobri o que era faculdade e que nutrição não é a minha praia, eu quero Jornalismo. Mas porque? Ter um blog não pode ser apenas uma simples coincidência.

É. Porque quando eu criei meu blog há uns 5 anos eu nem imaginava que poderia ganhar metade do que já ganhei, nem metade do que eu aprendi. Depois que você cria um blog sem motivos, isso torna algo viciante, que você não vive sem, então começa a pesquisar, pesquisar e pesquisar... Foram nessas muitas pesquisas aleatórias que descobri que ter um blog pode ajudar muito no curso de Jornalismo.

Juro que não sabia que existia faculdade pra "ser" Jornalista, depois de ler sobre o assunto, percebi que afinal de contas, é isso que eu sou. Lá com os meus treze ou quatorze anos eu pesquisava, ia atrás, e digitava minhas ideias aqui no blog, no twitter, no tumblr, seja o que for de rede social, eu tinha. Eu era/sou uma verdadeira jornalista. 

Então, separei alguns dos poucos motivos pelos quais eu quero jornalismo, já que pelo dinheiro não pode ser. Vê aí:


1 - Posso demonstrar minhas ideias
Ok, eu sei, se eu for trabalhar na TV, não posso falar o que me vier na cabeça. No Jornal da TV deve-se seguir um roteiro, falar o que é mandado, é por isso que quero escrever, ser colunista em alguma revista/jornal, demonstrar minhas ideias, minhas opiniões, etc. Não que eu seja uma pessoa com ideias e opiniões super diferentes e dignas de serem publicadas, mas eu realmente quero e posso melhorar muito.


2 - Ser poliglota 
Quando meu professor de matemática disse que sou poliglota eu fiz uma careta e exclamei um "quê?!", pensando que estava sendo xingada de crocodilo, então ele me explicou que poliglota é aquela pessoa que fala mais que uma língua. Realmente, eu tenho muita vontade de ser fluente no Árabe, Inglês, Francês, Latino, Mandarim, seja o que for, eu quero aprender todas as línguas que existirem nesse mundo, seja dos vivos ou dos não-vivos (assim como no filme Assim na terra como no inferno), se pintar a oportunidade, tô dentro.


3 - Viajar o mundo
Eu disse que quero ser colunista em alguma revista/jornal, mas não recusaria se me mandassem para o outro lado do mundo gravar alguma reportagem. Pode ser no meio da guerra, ou pros Jogos de Inverno, ou pro casamento do príncipe Harry, seja o que for, se eu for fluente na língua de determinado país, eu topo!


4 - Distribuir conhecimento
Como quero escrever em revistas e jornais, leio bastante ambos, pelo menos aqui na minha região as reportagens publicadas tem matérias escritas que eu jamais escreveria. Não desmerecendo o trabalho do pessoal, mas em relação aos jornais de outras cidades que já li, os daqui é muito fraco, dá sono, como se a pessoa que escrevesse aquilo só escreveu pra poder receber o salário no fim do mês. Tenho vontade de escrever reportagens que dê ânimo às pessoas, que influencie a leitura, o interesse pela notícia e a busca pelo conhecimento.

Do filme Histórias Cruzadas

5 - Ouvir histórias
Adoro ouvir histórias e sou muito curiosa. Onde aconteceu? Quando? Como? Quem estava por perto? Qual sua opinião sobre isso? Será que já acabou? Será que é só isso? São perguntas que eu sempre faço quando estou a procura de alguma informação. Pareço uma criança perguntando "Por que?" toda hora, porque eu sei que sempre dá pra ir um pouco mais a fundo, e como uma boa Jornalista, nunca estou satisfeita. É divertido, eu adoro! 


6 - Estar por dentro das novidades
Jornalista precisa estar sempre por dentro do que esta acontecendo no mundo, eu faria isso com muito prazer, principalmente se o assunto fosse moda. Imagine só! Eu nos bastidores dos eventos de moda gravando tudo que acontece por trás das passarelas! Super me imagino fazendo isso ♥
7 - Poder usar a criatividade
Eu adoro e tenho muitas frescuras em fotografias, sou muito perfeccionista quando vou fotografar algum objeto com meu humilde celular ou a câmera digital da minha mãe, e eu percebi que em jornalismo também tem isso. Algumas imagens (como a de cima) são tão perfeitas que a situação parece real. Cada detalhe, dos objetos espalhados, a TV ligada, o ambiente escolhido, o modelo... Baah, tudo no geral. Me imagino muito fazendo um trabalho desses.

Bom, esses foram os motivos que me vieram na cabeça em um primeiro instante. Espero que essa postagem tenha sido convincente, mas mesmo assim, acredito que muitas pessoas irão fazer cara feia quando eu disser que quero jornalismo. Não é uma profissão muito valorizada no Brasil, isso é fato.

Mas agora que dei meus motivos, quero saber o de vocês. Que curso vocês fazem ou pretendem fazer? E por quê?

You Might Also Like

9 comentários

  1. Sério Laiali, eu ameeeeeei o seu ponto de vista! ahahaha Vou fazer publicidade (começo agora em fevereiro ♥) e também poderia listar todos os motivos, não me imagino fazendo mais nadaaa!
    Parabéns pelo blog, eu adoro (:
    Bejão! HLW

    ResponderExcluir
  2. Eu não faço a menor idéia que curso vou fazer. Mas, adorei seu post. Tomara q você consiga ser Jornalista. Eu ia adorar ver,e falar: "Olha aquela blogueira diva, que faz ótimos posts, agora está divando na tv."
    Beijos,

    http://princesasdeoutromundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uma pessoa que fala mais de uma língua é bilíngue, mais de duas, trilíngue. Poliglota é quem fala mais de 3 línguas... É bom pesquisar e verificar antes de criar uma postagem para não compartilhar uma informação errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de postar no blog, com toooooda a certeza do mundo eu pesquiso e verifico bem antes, exatamente para não compartilhar informações erradas. É uma pena que na internet a gente encontra de tudo, e talvez eu tenha tido a má sorte de ter pegado informação errada.
      Obrigada pela obs

      Excluir
  4. Lendo isso eu não pude deixar de comentar. Sou estudante de jornalismo, talvez você me conheça, porque já morei nessa cidade de merda. Estudo na federal do Rio de Janeiro. Vi pontos positivos e negativos no seu post. De positivo eu vejo sua vontade, curiosidade e determinação. Isso é importante porque nesse ramo, preguiça te leva à sarjeta. E só. O seu problema é um pouco da ilusão em que você está emergida. Nós não podemos falar a nossa opinião, nem em TV, nem em Rádio, nem no Jornal e muito menos na Web. Falamos o que os nossos editores querem, o que o público quer. E você bem sabe que o público brasileiro possui um déficit terrível em questões culturais, político e econômico. Eu tinha essa ideia, de querer fazer a diferença, gerar conhecimento, etc (uma dica, etc significa entre outras coisas, então você não usa e antes do etc, jamais!). Jornalismo é uma profissão super difícil no Brasil, e no mundo. Morando no Rio eu fiz amizade com muitos estrangeiros, porque era época de Copa, eu tinha que ir pro Rio fazer documentário, etc. No país deles também não é fácil ser jornalista, em nenhuma lugar é. Estagiários ganham mal. Estudar Jornalismo só em universidade pública, porque não tem mensalidade e o ensino é melhor. Quem estuda Jornalismo em particular e pretende pagar as mensalidades com estágio...está perdido! Ser poliglota...isso é uma regra, não é luxo. Considere-se poliglota apenas se você fala o idioma com os nativos, se eles entendem o que você fala, e se você entende o que eles falam. Se nada disso consta na lista, você não é poliglota. Árabe não vai te ajudar no início, no Brasil, não. Só o inglês, o francês e o espanhol. Outra vantagem de estudar em universidade federal é poder aprender inglês de graça, e agora o francês também. Eu falo inglês e aprendo o francês agora, isso sim, difere e muda muita coisa na vida do jornalista. Ser enviado para zona de guerra: nunca queira isso, em muitos países, jornalistas são vistos apenas como ocidentais cretinos, morremos por isso. E para o alívio de muitos, só vai se quiser. O mesmo eu digo sobre cobrir tiroteio nas 'amadas' favelas cariocas, é tenso, nunca queira isso. Tomar cuidado com o que fala é muito importante, o Brasil não é um país democrata, sinto muito se tu acha isso. Usamos cobertores disfarçados de democracia, quando debaixo dele, vivemos uma ditadura sem fim. Ah, ter um blog ajuda sim, e muito. Ao menos você já tem um pouco de noção da norma culta da Língua Portuguesa, comete erros, mas na Gramática isso é corrigido. Enfim, continue lendo seus jornais e revistas, porque isso te leva a fazer uma boa redação. E o talento também ajuda, quando eu fiz o Enem, durante o ano eu fiz apenas seis redações e tirei 940.0 na minha. Precisa amar mesmo isso, porque é sofrimento do início ao fim, eu gosto do que eu faço, não vou trabalhar em TV, nem em nenhuma mídia porque decidi ir para a Ciências Políticas assim que a minha graduação terminar. Sou do tipo boring, gosto da parte boring que ninguém mais gosta, rs. Entretanto, boa sorte à você, é uma carreira que na minha humilde opinião se define a perseverança. Ah se quiser vir pra federal do Rio, seja bem vinda, somos super bondosos com os nossos bixos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baaaah, que super comentário! Obrigada por cada palavra, vou me lembrar delas pra sempre! Deu pra perceber como sou boba, né? Mas enfim, não tenho muito o que dizer, você já disse tudo, menos o seu nome (fiquei curiosa, etc) =)

      Excluir
  5. Vou fazer Engenharia Química <3
    Tenho uma suuuper vontade de explodir algumas pessoas e coisas kkk ( acho que todos nós temos vontades loucas ).
    Amo os experimentos, sempre me encanto, acho super foda a maneira que um elemento reage ao outro ! Odeio matemática kkk Pois é :c Mas tudo bem, faz parte.
    Estou muito ansiosa pra começar e confesso que com muito medo tbm ! Alias começo amanhã 02/02
    Bom, boa sorte pra nós \õ

    ResponderExcluir

Oi!! Deixe seu comentário na caixinha dizendo o que achou do post, do blog ou simplesmente tirando alguma dúvida.
Para avisos sobre memes ou selinhos, comentem na página de selinhos (clique no link "Selinhos" lá em cima), por favor. Se não eu nunca vou responder por pura distração :\
Se quiser fazer uma troca de links, ou seja: parceria, comente na página "Mais blogs". O link está lá em cima, perto do link "Selinhos", vou adorar ter parceria com o seu blog :)
Então, é isso. Obrigada por comentar, volte sempre!

Cadastre-se no blog

SUBSCRIBE

Já me visitaram