dicas

Intercâmbio pode ser uma das melhores experiências da vida

14:28

Quem é que não gosta de viajar, né? Uma das melhores coisas da vida é poder ver de perto os lugares mais incríveis que a gente só conhecia pela TV, nos filmes e mesmo nos sonhos. Uma viagem é sempre um bom plano e, aproveitando que o ano tá começando, é um ótimo momento para sonhar com o que a gente mais quer. Então resolvi escrever este post sobre… intercâmbio! Estudar em um lugar diferente, conhecer gente nova e ampliar as possibilidades da nossa vida. Pesquisei bastante, e aqui estão algumas dicas para planejar tudo certinho e ficar mais perto de realizar esse sonho. Aqui estão as principais coisas a saber sobre isso


Programe-se!
Antes de tudo é necessário pesquisar qual o destino que mais se aproxima daquilo que você busca. Em março, em São Paulo, sempre acontece o Salão do Estudante (http://www.salaodoestudante.com.br/), onde diversas empresas fornecem informações sobre diferentes oportunidades de intercâmbio, e é uma das melhores maneiras de se inteirar sobre o assunto. Para quem já sabe o que quer, é bom saber quais os documentos são necessários tirar e apresentar, além de outros detalhes que só lembramos na hora, como vacinação e o clima da temporada.


Algumas precauções
Viajar e esquecer-se de que tudo pode acontecer não dá. É necessário tomar todas as precauções para que nada surja de surpresa. Verificar as cláusulas do seguro de saúde e checar a necessidade de adquirir um seguro de viagem podem poupar muita perda de tempo, já que algumas localidades exigem tais medidas, como explica esse site (http://www.minutoseguros.com.br/seguros/seguro-viagem). Embarcar com um bom dinheiro em conta também é válido como plano emergencial, afinal ninguém quer ir para o exterior para passar dificuldades.


Diversão e obrigações
É fácil se maravilhar com as novidades d um país estrangeiro, mas não se iluda: as regras para se ter qualidade de vida aqui são as mesmas em qualquer lugar do mundo. Ter um bom lugar para dormir e acordar, além de fazer refeições balanceadas são algumas regrinhas básicas para que tudo saia conforme o planejado. É claro que uma escapulida ou outra do roteiro também é saudável, afinal, não é apenas dentro da sala de aula que você irá aprender. A convivência com outras pessoas também é uma fonte de sabedoria.


Para falar com a família: internet!
Quando a saudade aperta, a viagem se torna um pouco mais difícil, mas nada que a comunicação dos dias de hoje não facilite. Tente evitar chamadas telefônicas que, além de serem relativamente mais caras, não se comparam ao neivel de aproximação que a internet proporciona. Seja pelo computador, tablet ou smartphone, dar aquele alô para a família e os amigos é sempre renovante. Esses momentos também podem ser aproveitados para relatar as suas aventuras mais marcantes e fazer com que cada dia seja mais especial que o anterior.


Postagem escrita pela jornalista Sophie Ozelin

You Might Also Like

4 comentários

  1. Que demais as dicas, Laiali! Adicionei o post aos meus favoritos <3 Sonho em viajar para outro país!

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, sou louca pra fazer intercâmbio :)

    http://conversadecloset.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonho de 11 em cada 10 pessoas fazer intercâmbio.

      Excluir

Oi!! Deixe seu comentário na caixinha dizendo o que achou do post, do blog ou simplesmente tirando alguma dúvida.
Para avisos sobre memes ou selinhos, comentem na página de selinhos (clique no link "Selinhos" lá em cima), por favor. Se não eu nunca vou responder por pura distração :\
Se quiser fazer uma troca de links, ou seja: parceria, comente na página "Mais blogs". O link está lá em cima, perto do link "Selinhos", vou adorar ter parceria com o seu blog :)
Então, é isso. Obrigada por comentar, volte sempre!

Cadastre-se no blog

SUBSCRIBE

Já me visitaram